Últimas Postagens:

Lembrete

Lembramos à todos que amanhã acontecerá em nossa Paróquia as missas de consagração dos altares das Capelas: São Judas Tadeu às 08h00min e da Capela São Bento às 10h30min. Toda a paróquia é convidada a participar desses momentos importantes para essas capelas e toda a paróquia em geral, lembrando que na ocasião nosso Bispo Diocesano Dom Carmelo Scampa estará presente. Venha traga sua família e participe!!!

Maria nos ensina a guardar a Palavra de Deus, ressalta Francisco

“Conservar a Palavra de Deus é um grande trabalho espiritual”, disse o Papa

Da redação, com Rádio Vaticano

Na manhã deste sábado, 8, o Papa Francisco celebrou, como de costume, a Missa em sua residência, a Casa Santa Marta. O Pontífice recordou na ocasião, a solenidade do Imaculado Coração de Maria, festejado hoje pelos católicos.

Na homilia, o Santo Padre destacou a atitude constante de Maria em guardar a palavra de Deus. Segundo o Papa, isso significa meditar sempre o que nos diz esta Palavra com o que acontece na vida. “E isso Maria fez, meditava e fazia a comparação. Este é um grande trabalho espiritual”.

“Guardar a Palavra de Deus: o que isso significa? Eu recebo a Palavra e depois pego uma garrafa e coloco a Palavra na garrafa e a conservo? Não. Guardar a Palavra de Deus significa que o nosso coração se abre, está aberto para aquela Palavra como a terra se abre para receber as sementes. A Palavra de Deus é uma semente que deve ser semeada. E Jesus nos disse o que acontece com a semente: algumas caem ao longo do caminho, vem as aves as comem. Esta palavra não foi guardada, esses corações não souberam recebê-la”, explicou o Papa.

Em seguida, Francisco lembra as sementes que caíram em terra pedregosa e morreram. “E Jesus nos diz que essas pessoas não sabem guardar a Palavra de Deus, porque não são constantes: quando vem a tribulação se esquecem”, disse o Papa. Desse ponto, o Santo Padre ressalta o fato de que para guardar a palavra de Deus é preciso muito trabalho, esforço e até certa fadiga.

“João Paulo II dizia que Maria tinha, com este trabalho, um cansaço especial em seu coração: tinha o coração afadigado. Mas isto não é um problema, é um esforço, é um trabalho. Guardar a Palavra de Deus requer este trabalho: o trabalho de buscar. O que significa isto neste momento, o que o Senhor quer me dizer neste momento, esta situação relacionada com Palavra de Deus, como se entende? Ler a vida com a Palavra de Deus. Isso significa guardar”.

Na conclusão, o Papa Francisco pediu a Deus a graça de receber a Sua Palavra e guardá-la, assim como, a graça de ter um coração que se esforça em conservá-la

Santo do dia

Imaculado coração de Maria
Esta memória ao Imaculado Coração de Maria não é nova na Igreja; tem as suas profundas raízes no Evangelho que repetidamente chama a nossa atenção para o Coração da Mãe de Deus. Por isto na Tradição Viva da Igreja encontramos confirmada pelos Santos Padres, Místicos da Idade Média, Santos, Teólogos e Papas como o nosso João Paulo II.

"Depois ele desceu com eles para Nazaré; era-lhes submisso; e a sua mãe guardava todos esses acontecimentos em seu coração". Estes relato bíblico que se encontra no Evangelho segundo São Lucas, uni-se ao do canto de Louvor - Magnificat - a compaixão e intercessão diante do vinho que havia acabado e a presença de Maria de pé junto a Cruz, para assim nos revelar a sintonia do Imaculado Coração de Maria para com o Sagrado Coração de Jesus.

Dentre os santos se destacou como apóstolo desta devoção São João Eudes, e dentre os Papas que propagaram esta devoção de se destaca Pio XII que em 1942 consagrou o mundo inteiro ao Coração Imaculado de Maria.

As aparições de Nossa Senhora em Fátima - Portugal- no ano de 1917, de tal forma espalhou a devoção ao Coração de Maria que o Cardeal local disse: "Qual é precisamente a mensagem de Fátima? Creio que poderá resumir-se nestes termos: a manifestação do Coração Imaculado de Maria ao mundo atual, para o salvar". Desta forma pudemos conhecer do Céu que o Pai e Jesus querem estabelecer no mundo inteiro a devoção do Imaculado Coração que encontra fundamentada na Consagração e Reparação a este Coração que no final Triunfará.

Evangelho do dia

Evangelho (Lc 2,41-51)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.



41 Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42 Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43 Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

44 Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a pro­curá-lo entre os parentes e conhecidos. 45 Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46 Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.

47 Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48 Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49 Jesus respondeu: “Por que me procu­ráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50 Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51 Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"