Últimas Postagens:

Conhecendo o Tempo do Advento

ANO A
2º DOMINGO DO ADVENTO
SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA
 
Nota introdutória.
Ao coincidir a Solenidade da Imaculada Conceição com o 2.º Domingo do Advento, a liturgia da Palavra vai buscar a segunda leitura deste domingo de Advento, sendo a primeira e o Evangelho da Solenidade da Imaculada Conceição (cf. Diretório Litúrgico).
 
 
Tema da Solenidade da Imaculada Conceição no 2.º Domingo do Advento
 
Somos convidados a equacionar o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo.
A primeira leitura mostra (recorrendo à história mítica de Adão e Eva) o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de autossuficiência… Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.
O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.
A segunda leitura, tirada da liturgia do 2.º Domingo do Advento, dirige-se àqueles que receberam de Jesus a proposta do “Reino”: sendo o rosto visível de Cristo no meio dos homens, eles devem dar testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia entre si, acolhendo e ajudando os irmãos mais débeis, a exemplo de Jesus.

Não se pode ignorar a fome, diz Papa em mensagem pela campanha da Cáritas

Francisco pede que fiéis ajudem a campanha da Cáritas e abram seus corações para o problema da fome mundial

Não podemos virar as costas para  cerca de um bilhão de pessoas que passam fome. Isto é o que diz Papa Francisco em videomensagem enviada por ocasião do início da campanha da Cáritas Internacional contra a fome no mundo. Ele faz um apelo à Igreja e a todas as instituições do mundo para que se empenhem no combate à fome.
Na mensagem, o Santo Padre expressa seu apoio à campanha e fala do “escândalo” da fome mundial que atinge cerca de um bilhão de pessoas. Ele diz que não se pode ignorar esse fato e lembra que o alimento que o mundo tem à disposição pode saciar todos.
Recordando o episódio da multiplicação dos pães realizada por Jesus, Francisco disse que esta parábola ensina que, se houver vontade, o que se tem não vai acabar, ao contrário, vai sobrar e não deve ser perdido. Então, ele convida os fiéis a abrirem os corações para esta realidade e a respeitarem o direito dado por Deus a todos de uma alimentação adequada.
“Compartilhemos o que temos, em caridade cristã, com os que são obrigados a enfrentar muitos obstáculos para satisfazer uma necessidade tão primária; e ao mesmo tempo, promovamos uma autêntica cooperação com os pobres para que, através dos frutos do seu e do nosso trabalho, possamos viver uma vida digna”.
A campanha da Cáritas tem como tema “Uma só família humana, alimento para todos” e começa nesta terça-feira, 10.
Não se pode ignorar a fome, diz Papa em mensagem pela campanha da Cáritas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"