Últimas Postagens:

INFORMAÇÕES PAROQUIAIS

  • INFORMAMOS QUE NESTE DOMINGO DIA 02/02/2014 TERÁ SANTA MISSA NORMAL NA IGREJA MATRIZ ÀS 19:00 HORAS. VENHAM PARTICIPAR!!!!!!

Francisco recebe missionários do Caminho Neocatecumenal

Francisco recebeu as famílias missionárias do Caminho Neocatecumenal e recomendou-lhes: digam a todos que Deus ama o homem
 
O Santo Padre recebeu em audiência, na Sala Paulo VI, no Vaticano, no final da manhã deste sábado, 1º de fevereiro, cerca de oito mil membros da Comunidade do Caminho Neocatecumenal.
Em seu discurso, o Papa cumprimentou a equipe internacional, responsável pela comunidade, os sacerdotes, os seminaristas, os catequistas e as inúmeras crianças, “dando graças a Deus pela alegria da fé e o ardor do testemunho cristão dado pela numerosa comunidade”.
A seguir, o Pontífice dirigiu uma saudação especial às 75 famílias que serão enviadas, às diversas partes do mundo, para anunciar e testemunhar o Evangelho, e as agradeceu pela generosidade e por tudo o que fazem na Igreja e no mundo.
Toda “Missão entre os Povos” (Missio ad Gentes), é composta de quatro famílias com seus filhos, geralmente famílias numerosas, um sacerdote, um seminarista e duas mulheres solteiras. Um total de 20 ou 30 pessoas, que deixam seus trabalhos, sua casa e parentes para se dedicar à missão no mundo. Atualmente, cerca de 230 famílias estão presentes em 52 cidades.
Assim, o Bispo de Roma fez algumas “recomendações” às 75 famílias que partirão em missão:
“A primeira é ter o máximo cuidado em edificar e manter a comunhão no seio das Igrejas particulares, onde irão atuar. O Caminho Neocatecumenal tem seu carisma e dinâmica próprios, um dom que, como todos os dons do Espírito, tem uma profunda dimensão eclesial: pôr-se à escuta da vida das Igrejas, valorizando suas riquezas, sofrendo pelas suas fraquezas e caminhando juntos, como único rebanho, sob a guia dos Pastores das Igrejas locais”.
O Santo Padre lembrou aos missionários que, onde quer que estejam, o Espírito de Deus sempre chegará antes, preparando os corações. “Mesmo nos lugares mais distantes, nas culturas mais diferentes, Deus planta sempre a semente do seu Verbo. Daqui brota a necessidade de fazer atenção ao contexto cultural, no qual atuam. Muitas vezes, são ambientes bem diferentes dos próprios: é preciso aprender a língua local, às vezes difícil, e adaptar-se à cultura. Trata-se de um esforço que é imprescindível”, recomendou o Pontífice.
Por isso, Francisco concluiu seu discurso, encorajando e exortando as famílias, que partirão em missão, a levar, sobretudo nos ambientes menos cristãos e nas periferias do mundo, o Evangelho de Jesus Cristo.
“Evangelizem com amor, levando a todos o amor de Deus. Digam aos que encontrarão em seu caminho missionário, que Deus ama o homem, como ele é, com suas limitações, erros e pecados. Sejam mensageiros e testemunhas da infinita bondade e inesgotável misericórdia do Pai”.
Por fim, o Bispo de Roma confiou todas as famílias em missão à proteção da Virgem Maria, para que inspire e sustente sempre seu apostolado. “Na escola de Maria, nossa terna Mãe, vocês serão missionários zelosos e jubilosos!”, concluiu o Papa.

Ser Igreja não significa gerenciar, mas evangelizar, diz Papa

Francisco não fez um discurso, como habitualmente,  mas conversou espontaneamente com os bispos da Conferência Episcopal austríaca

 
Ser Igreja não significa gerenciar, mas evangelizar, diz Papaças doentes“Ser Igreja não significa gerenciar, mas sair para levar aos homens a alegria do Evangelho”, destacou o Papa Francisco aos bispos austríacos recebidos em audiência nesta quinta-feira, 30.
O Papa não fez um discurso, como habitualmente,  mas conversou com os bispos espontaneamente. No final do encontro, cada um recebeu o texto do discurso que seria realizado.
Francisco agradeceu aos bispos pelo empenho na Evangelização e todo esforço caritativo realizado pelo país, principalmente na colaboração com as obras da Cáritas.
O Papa destacou que o compromisso da  Igreja com os mais necessitados não é filantropia, mas um dom de Deus. “E este dom é ao mesmo tempo uma missão. Os filhos de Deus não se escondam, mas sim levem a alegria de sua filiação divina ao mundo”, destacou.
O matrimônio e a família  também foram temas abordados pelo Pontífice.  “A globalização e o individualismo pós-moderno favorecem um estilo de vida que torna muito mais difícil o desenvolvimento e a estabilidade dos vínculos entre as pessoas”, declarou o Papa.
“A solicitude da Igreja para com a família começa com uma boa preparação e um adequado acompanhamento dos casais, bem como a partir da exposição fiel e clara do ensinamento da Igreja sobre o matrimônio e a família”, indicou.
Francisco ressaltou ainda a necessidade de levar os fieis a assumirem o compromisso com a evangelização. “É dever de todo batizado levar aos homens a mensagem de amor de Deus e da salvação em Jesus Cristo”, ressaltou.
“Precisamente no nosso tempo, em que parecemos nos tornar um pequeno rebanho, somos chamados, como discípulos do Senhor, a viver como uma comunidade que é sal da terra e luz do mundo”, concluiu o Papa.

Conheça as intenções de oração do Papa em fevereiro

As intenções de oração do Papa Francisco em fevereiro são dedicadas aos idosos e à colaboração na evangelização
 
Neste mês de fevereiro, as intenções de oração do Papa Francisco são dedicadas aos idosos e à colaboração na missão.
Como intenção universal, o Pontífice reza “para que a sabedoria e experiência de vida dos idosos sejam reconhecidas na Igreja e na sociedade”.
O Papa Francisco tem defendido com frequência o respeito e a valorização dos idosos. Em seu discurso ao Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé, em 13 de janeiro, ele afirmou: “Sábia opção é não marginalizar os idosos da vida social, para se manter viva a memória dum povo”.
Nas intenções pela evangelização, a Igreja reza “para que os sacerdotes, religiosos e leigos colaborem com generosidade na missão de evangelizar”.
Sobre este tema, o Papa falou nesta sexta-feira, 31, dirigindo-se aos bispos da Conferência Episcopal austríaca. “Ser Igreja não significa gerenciar, mas sair para levar aos homens a alegria do Evangelho”, disse o Pontífice aos bispos recebidos em audiência, no Vaticano.

Mensagem para a Quaresma será apresentada na próxima semana

A mensagem do Papa Francisco para  Quaresma 2014 será apresentada na próxima semana
Mensagem para a Quaresma será apresentada na próxima semana
 
Será apresentada, na manhã da próxima terça-feira, 4, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Mensagem do Papa para a Quaresma 2014, que terá como tema: “De rico que era, tornou-se pobre por causa de vós, para que vos torneis ricos, por sua pobreza” (Cf. 2Cor 8,9).
A mensagem papal será apresentada pelo Cardeal Robert Sarah, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, acompanhado pelo Secretário e o vice-Secretário do mesmo organismo vaticano, e por um casal de missionários no Haiti, Davi Dotta e Ana Zumbo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"