Últimas Postagens:

NOVIDADE

COMO FOI DITO AQUI SEMANA PASSADA QUE TERÍAMOS NOVIDADES NESSA SEMANA, POIS BEM TEREMOS. IREMOS DURANTE AS PRÓXIMAS 4 SEMANAS QUE FORMAM O TEMPO DO ADVENTO CONHECENDO MAIS SOBRE ESSE TEMPO. DURANTE UM DIA DA SEMANA VAMOS COLOCAR MATÉRIAS QUE IRAM NOS  AJUDAR A ENTENDER O É PROPOSTO EM CADA SEMANA. ABAIXO VOCÊS VEEM A PUBLICAÇÃO ESCRITO CONHECENDO O TEMPO DO ADVENTO. APROVEITEM!!!!!!!!!

CONHECENDO O TEMPO DO ADVENTO

1º Domingo do Advento - Ano A

ANO A
1º DOMINGO DO ADVENTO


Tema do 1º Domingo do Advento
A liturgia deste domingo apresenta um apelo veemente à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade, no desleixo, na rotina; mas deve caminhar, sempre atento e sempre vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios.
A primeira leitura convida os homens – todos os homens, de todas as raças e nações – a dirigirem-se à montanha onde reside o Senhor… É do encontro com o Senhor e com a sua Palavra que resultará um mundo de concórdia, de harmonia, de paz sem fim.
A segunda leitura recomenda aos crentes que despertem da letargia que os mantém presos ao mundo das trevas (o mundo do egoísmo, da injustiça, da mentira, do pecado), que se vistam da luz (a vida de Deus, que Cristo ofereceu a todos) e que caminhem, com alegria e esperança, ao encontro de Jesus, ao encontro da salvação.
O Evangelho apela à vigilância. O crente ideal não vive mergulhado nos prazeres que alienam, nem se deixa sufocar pelo trabalho excessivo, nem adormece numa passividade que lhe rouba as oportunidades; o crente ideal está, em cada minuto que passa, atento e vigilante, acolhendo o Senhor que vem, respondendo aos seus desafios, cumprindo o seu papel, empenhando-se na construção do “Reino”.

A vinda de Jesus é glória para nós


Nós iremos em breve reviver mais um Natal, a primeira vinda de Jesus. Mas quero convidá-lo também a celebrar e a desejar a segunda vinda do Senhor.
Quando Jesus veio até nós, pela primeira vez, fazendo-se um de nós, tornou-se, na sua pessoa, a união do Céu e da Terra, porque Ele era totalmente humano, tinha corpo humano, uma alma humana, um espírito humano como nós.
Mas ao mesmo tempo, Ele era Deus e, em nenhum momento, deixou de ser Deus, embora assumindo a natureza humana, n’Ele foram unidas as duas naturezas, a divina e a humana.

São João Batista veio preparar a primeira vinda de Jesus. Hoje nós somos convocados pelo Senhor, nós fomos agraciados com o derramamento do Espírito Santo, para prepararmos e apressarmos a segunda e definitiva vinda de Jesus.



“Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai certos: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem” (Mt 24,42-44).

O Senhor quer que estejamos sempre preparados para que, quando Ele chegar, nós estejamos prontos na paz, na tranquilidade. Infelizmente, ficou uma coisa na nossa mente, no nosso coração, que a vinda do Senhor é uma questão de desastre, catástrofe.
Pelo contrário, a vinda do Senhor, por um lado, será a glória d´Ele e, por outro, será também a glória de todos aqueles que pertencem a Ele, daqueles que lutaram por Ele, para permanecer ao Seu lado, que lutaram contra o pecado, que lutaram para realizar o bem. Será o triunfo, será a vitória, eu digo, será a sua vitória, depois de tantas lutas, depois de tantos sofrimentos, depois de tantas dores.

Assim como não existe um jogo, por exemplo, sem muito esforço, sem muita luta, também não existe uma guerra sem muita luta, sem muito risco, mas no final vem a vitória. A vitória já é certa, para Jesus e para todos aqueles que Lhe pertencem, e permanecem com Ele até o fim.

Celebremos o Natal na expectativa do Senhor que vem!

Natal é encontrar-se, de coração aberto, com Jesus, diz Papa em homilia

Santo Padre indicou a oração, a caridade e o louvor como caminhos para uma boa preparação para o Natal

 
Preparar-se para o Natal com a oração, a caridade e o louvor é manter o coração aberto para deixar-se encontrar pelo Senhor que tudo renova. Este foi o convite feito pelo Papa Francisco, na Missa celebrada, nesta segunda-feira, 2, na Casa Santa Marta. A homilia insere-se no tempo litúrgico do Advento, iniciado, neste domingo, 1º de dezembro.
Natal é encontro com Jesus de coração aberto, diz Papa em homiliaFrancisco recordou que, nestes dias, se inicia um novo caminho de Igreja rumo ao Natal. Trata-se de ir ao encontro do Senhor, pois o Natal, como enfatizou o Papa, não é somente uma recorrência temporal ou uma recordação de algo belo.
“O Natal é mais! Nós vamos por este caminho para encontrar o Senhor. O Natal é um encontro! E nós caminhamos para encontrá-Lo com o coração, com a vida, encontrá-Lo vivo, como Ele é, encontrá-Lo com fé”.
Francisco concentrou-se ainda no exemplo do oficial romano descrito no Evangelho do dia, destacando a sua fé, a qual maravilhou Jesus. A partir da fé, não só o oficial romano encontrou Deus, mas foi encontrado por Ele.
“Quando nós somente encontramos o Senhor, somos nós – entre aspas, digamos – os patrões deste encontro, mas quando nós nos deixamos encontrar por Ele, Ele entra em nós e refaz tudo, porque Sua vinda significa a chegada de Cristo, Aquele que refaz tudo, refaz o coração, a alma, a vida, a esperança, o caminho”.
Ao longo de todo esse processo, o Papa ressaltou a importância de manter o coração aberto para que Deus encontre o homem e lhe diga o que for preciso. Desta forma, Francisco falou, por fim, de alguns comportamentos que ajudam neste caminho rumo ao Natal.
“A perseverança na oração, o trabalho na caridade fraterna, a aproximação um pouco mais daqueles que precisam e a alegria no louvor do Senhor. Então, a oração, a caridade e o louvor, com o coração aberto, para que o Senhor nos encontre”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"