Últimas Postagens:

INFORMAÇÕES PAROQUIAIS

INFORMAMOS À TODOS QUE NESSA QUARTA- FEIRA DIA 29/01/2014 TEMOS SANTA MISSA NORMAL NA IGREJA MATRIZ  ÀS 19:00 HORAS. VENHA PARTICIPAR!!!!!!

Papa nomeia brasileiro como secretário do Colégio Cardinalício

Dom Ilson de Jesus Montanari é, atualmente, secretário da Congregação para os Bispos
Papa nomeia brasileiro como secretário do Colégio Cardinalício

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 28,  como Secretário do Colégio Cardinalício o  Arcebispo, Dom Ilson de Jesus Montanari.
Dom Ilson tem 58 anos, é natural de Sertãozinho, SP, e trabalha na Congregação para os Bispos desde 2008. Em 2011 foi nomeado Capelão de Sua Santidade, e em 12 de outubro do ano passado, o Papa o nomeou Secretário da Congregação para os Bispos.
O Colégio Cardinalício é atualmente formado por 199 cardeais: 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles colaboram com o Papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e têm o dever de se reunir para eleger um novo Pontífice.
Como descrito no Código de Direito Canônico, cânon 349, “os Cardeais da Santa Igreja Romana constituem um Colégio especial cuja responsabilidade é prover à eleição do Romano Pontífice, de acordo com a norma do direito peculiar; assim mesmo, os Cardeais assistem o Romano Pontífice, tanto colegialmente quando são convocados para tratar juntos questões de mais importância, como pessoalmente, mediante as diversas funções que desempenham, ajudando o Papa sobretudo em seu governo cotidiano da Igreja universal”.
Já o Cânon 350, explica que “o Colégio Cardinalício se divide em três ordens: a episcopal, a que pertencem os Cardeais aos quais o Romano Pontífice atribui como título uma Igreja suburbicária e os Patriarcas orientais do Colégio, a presbiterial e a diaconal”.

Papa destaca a necessidade da oração de louvor a Deus

Na homilia de hoje, Santo Padre destacou que a oração de louvor torna o homem fecundo
Papa destaca necessidade da oração de louvor a DeusA oração de louvor nos faz fecundos. Foi o que disse o Papa Francisco na Missa, desta terça-feira, 28, na Casa Santa Marta. Comentando a dança alegre de Davi para Deus, de que fala a Primeira Leitura do dia, o Santo Padre destacou que, se o homem se fechar na formalidade, a oração se tornará fria e estéril.
A homilia do Papa desenvolveu-se a partir dessa imagem alegre de Davi, que dançava diante do Senhor com todas as suas forças. Francisco disse que a oração de louvor a Deus, às vezes, é deixada de lado, e não acontece tão espontaneamente quanto aquela de pedido, de agradecimento ou de adoração.
E essa oração é para todos os cristãos, disse o Papa, enfatizando que se trata de um momento para louvar a Deus pela sua grandeza. E aos que se dizem incapazes de fazê-lo, Francisco deixou um questionamento.
“Você é capaz de gritar quando o seu time marca um gol, mas não é capaz de cantar os louvores ao Senhor? De sair um pouco do seu comportamento para cantar isso? Louvar a Deus é totalmente gratuito!”.
Segundo o Papa, é necessário rezar, com todo o coração, o que configura até mesmo um ato de justiça, porque Deus é grande. Ele convidou a todos a refletirem sobre como anda sua oração de louvor, se está sendo feita de coração ou da boca para fora.
O Pontífice acrescentou ainda o fato de que a alegria do louvor nos leva à alegria da festa e torna o ser humano fecundo. Em vez disso, quem se fecha na formalidade de uma oração fria termina como Mikal, a filha do rei Saul: esta ficou estéril, por toda a vida, por reprovar a dança alegre de Davi e desprezá-lo por isso.
Na conclusão da homilia, Francisco deixou para reflexão as palavras do Salmo 23: “Levantai-vos, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória. O Senhor, forte e valente, é o rei da glória!”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"