Últimas Postagens:

Papa abre ao público os jardins pontifícios de Castel Gandolfo

A partir de agora, peregrinos e turistas podem visitar os jardins da residência de verão dos Papas
Papa abre ao público os jardins pontifícios de Castel Gandolfo

O Papa Francisco abriu ao público, no último sábado, 1º, os jardins pontifícios de Castel Gandolfo.
Peregrinos e turistas podem agora visitar os jardins da residência de verão dos papas que ocupa uma área de 55 hectares de terra, situada nos Castelos Romanos, nas proximidades de Roma.
A residência papal de Castel Gandolfo foi concedida à Santa Sé com os Pactos Lateranenses de 1929. É habitada pelos pontífices desde a época do Papa Urbano VIII, no século XVII.
No Jardim Barberini, o mais acessível e menos conhecido, os visitantes poderão admirar as belezas naturais e arqueológicas. Eles poderão visitar também o Jardim da Magnólia, a Avenida das Rosas, a Avenida das Ervas Aromáticas, o Jardim do Belvedere e outros.
Os visitantes terão acesso também às ruínas do teatro imperial de Domiciano, além da vista sobre o Lago Albano e Região do Lácio.
Para reservas, basta consultar o site dos Museus Vaticanos no setor “Visitas guiadas".

Exercícios Espirituais do Papa: a primeira vez fora do Vaticano

Francisco e a Cúria Romana se retiram em oração de 9 a 14 de março na Casa do Divino Mestre, a 40 Km de Roma
Exercícios Espirituais do Papa: a primeira vez fora do VaticanoO Papa Francisco inicia no próximo domingo, 9, juntamente com a Cúria Romana, os exercícios espirituais da Quaresma. O retiro será até 14 de março na Casa Divino Mestre, dos Paulinos, às margens do lago Albano, a 40 km de Roma.
Todos os anos, o Papa faz um retiro espiritual nesta época. É a primeira vez para o Papa Francisco e, seguindo a tradição dos jesuítas, os Exercícios serão fora do lugar onde se vive e trabalha, ou seja, fora do Vaticano. Os Exercícios serão orientados pelo sacerdote romano Angelo De Donatis, da Igreja de São Marcos, no Capitólio, no centro da capital.
Uma cama simples, uma escrivaninha e sem TV: assim é o quarto onde Francisco ficará hospedado durante o retiro espiritual.
Uma carta datada de outubro passado pela Secretaria de Estado indica que o retiro se realizará “de modo reservado e silencioso, longe dos despachos habituais”. Na Casa de Retiros de Ariccia estarão todos os Prefeitos, Presidentes e Secretários dos Dicastérios da Cúria. Os participantes confirmaram sua presença antes do dia 30 de novembro.
Até este ano, os Exercícios Espirituais se realizavam no Palácio Apostólico e se dirigiam fundamentalmente ao Santo Padre. Os membros da Cúria participavam pela manhã ou à tarde, mas não necessariamente de modo contínuo.
No ano passado, o retiro de Bento XVI teve a participação dos membros da Cúria na Capela Redemptoris Mater e se encerraram em 23 de fevereiro, no Palácio Apostólico Vaticano, poucos dias antes do fim de seu Pontificado.

Há cristãos condenados por terem uma Bíblia, lamenta Papa

Santo Padre recordou a perseguição aos cristãos, destacando que ser cristão não é uma “vantagem comercial”, mas seguir Jesus sempre
Há cristãos condenados por terem uma Bíblia, lamenta Papa“A Cruz sempre está no caminho cristão”, foi o que afirmou o Papa Francisco na Missa desta terça-feira, 4, na Casa Santa Marta. O Santo Padre concentrou sua homilia nas perseguições aos cristãos e destacou que a vida cristã não é uma “vantagem comercial”, mas é simplesmente seguir Jesus.
Jesus tinha acabado de falar sobre o perigo das riquezas e Pedro perguntou-lhe o que receberiam os discípulos que haviam deixado tudo para segui-Lo. O Papa partiu dessa questão, narrada noEvangelho do dia, para destacar a generosidade de Jesus, que garante cem vezes mais àqueles que tudo deixaram para segui-Lo, mas acrescenta que, junto a isso, haverá perseguições.
“É como se dissesse: ‘Sim, vocês deixaram tudo e receberão aqui na terra tantas coisas: mas com a perseguição!’. Como uma salada com óleo da perseguição: sempre! Este é o ganho do cristão e este é o caminho daquele que quer seguir Jesus, porque é o caminho que Ele fez: Ele foi perseguido! É o caminho do rebaixamento. Aquilo que Paulo diz ao Filipenses: ‘Rebaixou-se. Fez-se homem e rebaixou-se até a morte, morte de cruz’. Esta é justamente a tonalidade da vida cristã”.
Assim também acontece nas Bem Aventuranças, quando Jesus diz que são bem aventurados os que são perseguidos por causa de seu nome, lembrou o Papa. Ele recordou ainda as perseguições que os discípulos sofreram e sofrem até hoje por serem cristãos, porque o mundo não tolera a divindade de Cristo, o anúncio do Evangelho. São cristãos que dão testemunho de Jesus e são perseguidos, não podem nem sequer ter a Bíblia consigo.
“São condenados porque têm uma Bíblia. Não podem fazer o sinal da cruz. E este é o caminho de Jesus. Mas é um caminho alegre, porque nuca o Senhor nos prova mais do que aquilo que podemos levar. A vida cristã não é uma vantagem comercial, não é fazer carreira: é simplesmente seguir Jesus!”.
Concluindo a homilia, Francisco convidou cada um a refletir sobre sua coragem de testemunhar Jesus, bem como pensar naqueles que não podem ir à Missa porque são proibidos de fazê-lo. “Pensemos se estamos dispostos a levar a Cruz como Jesus. A sofrer perseguições para dar testemunho de Jesus, como fazem estes irmãos e irmãs que hoje são humilhados e perseguidos. Este pensamento nos fará bem hoje”.

Papa: As pessoas querem encontrar Deus, não só ouvir falar Dele

Francisco aponta, durante encontro com Federação Italiana de Exercícios Espirituais,  a oração como caminho de união com Cristo
Papa: As pessoas querem encontrar Deus, não só ouvir falar Dele

O Papa Francisco recebeu na manhã desta segunda-feira, 3, a Federação Italiana de Exercícios Espirituais, prática religiosa idealizada por Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas.
“Difundir, sustentar e valorizar os Exercícios Espirituais, pois os homens e as mulheres de hoje têm sede de encontrar Deus e conhecê-lo e não só de ouvir falar”. Este foi o pedido do Papa aos participantes da Federação que está completando 50 anos de fundação.
O Papa jesuíta convidou a Federação a viver a data como ocasião para “um balanço, e pensar novamente na história recordando as origens e lendo os novos sinais dos tempos”.
Francisco afirmou que o objetivo da Federação é “difundir os exercícios espirituais como uma experiência forte de Deus em um clima de escuta da Palavra, levando à conversão e à doação sempre mais total a Cristo e à Igreja”.
O Santo Padre exortou aos sacerdotes para que certifiquem-se  da existência de Casas de Exercícios Inacianos  em suas comunidades, nas quais agentes bem formados, dotados de qualidades doutrinais e espirituais, sejam “verdadeiros mestres de espírito”.
“Um bom curso de Exercícios Espirituais contribui para renovar nos participantes a adesão total a Cristo e ajuda a entender que a oração é o meio insubstituível de união ao Crucificado”, concluiu o Papa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"