Últimas Postagens:

Papa destaca postura dos cristãos para com os enfermos

Dignidade da pessoa nunca se reduz às suas faculdades ou capacidades, e não termina quando a própria pessoa é fraca, deficiente e necessitada de ajuda, explica o Papa Francisco
Papa destaca postura dos cristãos para com os enfermosApós oAngelus deste domingo, 9, o Papa Francisco recordou que nesta terça-feira, 11, Festa de Nossa Senhora de Lourdes, celebra-se o Dia Mundial do Doente.
De acordo com o Santo Padre, a data é uma ocasião propícia para colocar as pessoas enfermas no centro da comunidade e “rezar para elas e com elas, ficar perto delas”.
Francisco destacou ainda o “trabalho precioso” dos agentes de saúde que diariamente encontram nos doentes “não apenas corpos marcados pela fragilidade, mas pessoas”, a quem “prestar atenção e dar respostas adequadas”.
“A dignidade da pessoa nunca se reduz às suas faculdades ou capacidades, e não termina quando a própria pessoa é fraca, deficiente e necessitada de ajuda”, disse.
O Santo Padre recordou a realidade de muitas famílias, onde é normal cuidar de quem está doente, mas por vezes as situações podem ser “pesadas”. Muitas pessoas que vivem esta situação escrevem ao Papa, e por isso, ele fez questão de “assegurar uma oração por todas estas famílias, e dizer-lhes: não tenhais medo da fragilidade! Ajudai-vos uns aos outros com amor, e sentireis a presença reconfortante de Deus”.
Francisco ressaltou que ter uma “atitude generosa e cristã para com os doentes é sal da terra e luz do mundo” e, conclui, pedindo à Virgem Maria “que nos ajude a praticá-lo, e obtenha a paz e conforto para todos os que sofrem”.

Papa afirma que ser lâmpada acesa é a vocação do cristão

Papa Francisco destaca que o cristão deve ser sal e luz no mundo, senão sua presença perde a eficácia
Papa afirma que ser lâmpada acesa é a vocação do cristãoNo Angelus deste domingo, 9, o Papa Francisco meditou sobre o Evangelho deste 5º Domingo do Tempo Comum, no qual Jesus diz aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13.14).
O Santo Padre destaca que esta frase surpreende, se pensarmos que quando Jesus disse isso, Ele tinha diante de si apenas pescadores, “gente simples”, mas explicou o Pontífice,  “Jesus os olha com os olhos de Deus, e sua afirmação entende-se como consequência das bem-aventuranças, como quem diz: se fordes pobres em espírito, mansos, puros de coração, misericordiosos … sereis o sal da terra e a luz do mundo!”
Francisco destaca que a própria lei judaica prescrevia para colocar um pouco de sal sobre cada oferta apresentada a Deus, como sinal de aliança. E a luz, para Israel, era o símbolo da revelação messiânica que triunfa sobre as trevas do paganismo.
Deste aspecto, o Papa ressalta a missão dos cristãos em relação a todos os homens: “com a fé e a caridade podem orientar, consagrar, fazer fecunda a humanidade”.
“Todos nós os batizados somos discípulos missionários e somos chamados a nos tornarmos no mundo um Evangelho vivo: com uma vida santa daremos ‘sabor’ aos diferentes ambientes e os defenderemos da corrupção, como faz o sal; e levaremos a luz de Cristo com o testemunho de uma caridade genuína. Mas se os cristãos perdem o sabor e se apagam, a sua presença perde a eficácia”, explicou o Santo Padre.
É, pois, muito bela a missão do cristão no mundo, acrescentou espontaneamente o Papa, ser sal e ser luz, sublinhando que o cristão não deve sê-lo apenas de nome. “Como quereis viver, perguntou aos presentes, como lâmpadas apagadas ou como lâmpadas acesas? E concluiu afirmando que “ser lâmpada acesa é a vocação do cristão”.
Após o Angelus, Papa Francisco recordou que nesta terça-feira, 9, Festa de Nossa Senhora de Lourdes, celebra-se o Dia Mundial do Doente. O Pontífice falou que a dignidade da pessoa não termina quando ela está fraca e necessita de ajuda, e explicou qual a postura dos cristãos para com os enfermos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"