Últimas Postagens:

INFORMAÇÕES PAROQUIAIS

  • INFORMAMOS À TODOS QUE HOJE TEMOS EM NOSSA PARÓQUIA NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA CIDADE A SANTA MISSA DO BATISMO DO SENHOR ÀS 19:00 HORAS, TODOS SÃO CONVIDADOS À PARTICIPAR!!!!

  • E TAMBÉM TEMOS O 2º DIA DA FESTA EM LOUVOR À SÃO SEBASTIÃO COM TERÇO ÀS 19:00 HORAS SEGUIDO DE CELEBRAÇÃO DA PALAVRA ÀS 19:30 HORAS E A NOITE DAS CRIANÇAS, NA COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO!!!!!!!!

  • INFORMAMOS À TODOS OS VISITANTES DO BLOG QUE DAQUI A ALGUNS MESES ESTAREMOS COLOCANDO EM NOSSO BLOG UMA SÉRIE DE POSTAGENS SOBRE NOSSA PARÓQUIA, AGUARDEM!!!!!!!

PEDIMOS À TODOS QUE NOS AJUDEM À MELHORAR NOSSO BLOG NESSE ANO, ESTAMOS PROMOVENDO A ENQUETE:

O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE TIVESSE EM NOSSO BLOG NO ANO DE 2014?

VOCÊ PODE NOS AJUDAR ENVIANDO SUA SUGESTÃO PARA O E-MAIL: grupodecoroinhasara@hotmail.com OU ATRAVÉS DO LINK DEIXE SEU RECADO QUE ESTÁ EM NOSSO BLOG. NOS AJUDE, CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO!!!!

Papa anuncia nomes de novos cardeais, entre eles Dom Orani Tempesta

Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani Tempesta está na lista dos novos cardeais que serão nomeados pelo Papa no próximo consistório


Papa anuncia nomes de novos cardeais, entre eles Dom Orani Tempesta 
Após o Angelus deste domingo, 12, Papa Francisco anunciou os nomes dos bispos/arcebispos que serão criados cardeais no próximo consistório, a ser realizado em 22 de fevereiro deste ano. Entre eles, está o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
“Rezemos pelos novos cardeais, a fim de que, revestidos das virtudes e dos sentimentos do Senhor Jesus (Rm 13, 14) Bom Pastor, possam ajudar mais eficazmente o Bispo de Roma em seu serviço à Igreja universal”, pediu o Pontífice.

Outro nome que consta na lista é o do secretário de Estado, Dom Pietro Parolin. Francisco também une ao colégio cardinalício alguns bispos eméritos .Veja a seguir a lista completa:
  •   – Dom Pietro Parolin, arcebispo titular de Acquapendente, Secretario de Estado
  •   – Dom Lorenzo Baldisseri, arcebispo titular di Diocleziana, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos.
  • – Dom Gerhard Ludwig Műller, arcebispo-bispo emérito di Regensburg, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé
  •   – Dom Beniamino Stella, arcebispo titular di Midila, Prefeito da Congregação para o Clero.
  •   – Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster (Grã Bretanha).
  •   – Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo di Managua (Nicaragua).
  •   – Dom Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo di Québec (Canadá).
     
  •  – Dom Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjan (Costa d’Avorio).  
  •   – Dom Orani João Tempesta, O.Cist., arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil). 
  • – Dom Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia-Città della Pieve (Italia). 
  •  – Dom Mario Aurelio Poli, arcebispo di Buenos Aires (Argentina).  
  •  – Dom Andrew Yeom Soo jung, arcebispo de Seoul (Korea)
  •   – Dom Ricardo Ezzati Andrello, S.D.B., arcebispo di Santiago del Cile (Cile). 
  •  – Dom Philippe Nakellentuba Ouédraogo, arcebipso de Ouagadougou (Burkina Faso).
  •   – Dom Orlando B. Quevedo, O.M.I., arcebispo de Cotabato (Filippine).
  •  – Dom Chibly Langlois, bispo di Les Cayes (Haïti).
Arcebispos eméritos
 
  1.  – Dom Loris Francesco Capovilla, arcebispo titular de Mesembria
     
  2. - Dom Fernando Sebastián Aguilar, C.M.F., arcebispo emérito de Pamplona
     
  3. - Dom Kelvin Edward Felix, arcebispo emérito de Castries.

Angelus com o Papa Francisco – 12/01/14

ANGELUS  
Praça São Pedro Domingo, 
12 de janeiro de 2014


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje é a festa do Batismo do Senhor. Nesta manhã, batizei 32 crianças. Agradeço convosco ao Senhor por estas novas criaturas e por cada vida nova. Eu gosto de batizar crianças. Eu gosto tanto! Cada criança que nasce é um dom de alegria e de esperança, e cada criança que é batizada é um prodígio da fé e uma festa para a família de Deus.

O Evangelho de hoje enfatiza que, quando Jesus recebeu o Batismo por João no Rio Jordão, “se abrem para ele os céus” (Mt 3, 16). Isto realiza as profecias. De fato, há uma invocação que a liturgia nos faz repetir no tempo do Advento: “Se rasgásseis os céus, se descêsseis” (Is 63, 19). Se os céus permanecem fechados, o nosso horizonte nesta vida terrena é escuridão, sem esperança. Em vez disso, celebrando o Natal, a fé mais uma vez nos deu a certeza de que os céus se rasgaram com a vinda de Jesus. E no dia do batismo de Cristo ainda contemplamos os céus abertos. A manifestação do Filho de Deus sobre a terra marca o início do grande tempo da misericórdia, depois que o pecado tinha fechado os céus elevando uma barreira entre o ser humano e o seu Criador. Com o nascimento de Jesus, os céus se abrem! Deus nos dá em Cristo a garantia de um amor indestrutível. Uma vez que o Verbo se fez carne é possível ver os céus abertos. Foi possível para os pastores de Belém, para os Magos do Oriente, para o Batista, para os apóstolos de Jesus, para Santo Estêvão, o primeiro mártir, que exclamou: “Contemplo os céus abertos!” (At 7, 56). E é possível também para cada um de nós, se nos deixamos invadir pelo amor de Deus, que nos vem dado pela primeira vez no Batismo por meio do Espírito Santo. Deixemo-nos invadir pelo amor de Deus! Este é o grande tempo da misericórdia! Não se esqueçam disso: este é o grande tempo da misericórdia!

Quando Jesus recebeu o batismo de penitência de João o Batista, solidarizando com o povo penitente – Ele sem pecado e não necessitado de conversão – , Deus Pai fez ouvir a sua voz do céu: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (v. 17) Jesus recebe a aprovação do Pai celeste, que o enviou propriamente para aceitar partilhar a nossa condição, a nossa pobreza. Partilhar é o verdadeiro modo de amar. Jesus não se dissocia de nós, considera-nos irmãos e partilha conosco. E assim nos torna filhos, junto com Ele, de Deus Pai. Esta é a revelação e a fonte do verdadeiro amor. E este é o grande tempo da misericórdia!

Não parece que no nosso tempo nos seja necessário um suplemento de partilha fraterna e de amor? Não parece que todos temos necessidade de um suplemento de caridade? Não aquela que se contenta com a ajuda de improviso, que não envolve, não coloca em jogo, mas aquela caridade que partilha, que cuida da necessidade e do sofrimento do irmão. Que sabor conquista a vida quando se deixa inundar pelo amor de Deus!

Peçamos à Virgem Santa para nos apoiar com a sua intercessão no nosso empenho de seguir Cristo no caminho da fé e da caridade, o caminho traçado pelo nosso Batismo.

Papa destaca caminho de fé e caridade traçado pelo Batismo

Francisco destacou necessidade de um “suplemento” de caridade e amor fraterno

Papa destaca caminho de fé e caridade traçado pelo BatismoNo Angelus deste domingo, 12, Papa Francisco pediu a intercessão de Maria para que cada um possa seguir o caminho da fé e da caridade, um percurso traçado pelo Batismo. Trata-se de se deixar invadir pelo amor de Deus para ver “céus abertos”, uma invocação muito presente no tempo do Advento.
“Se os céus permanecem fechados, o nosso horizonte nesta vida terrena é escuro, sem esperança. Em vez disso, celebrando o Natal, a fé mais uma vez nos deu a certeza de que os céus se rasgaram com a vinda de Jesus”, disse.
A partir do Evangelho do dia, Francisco afirmou que, com o nascimento de Jesus, os céus se abrem e Deus dá em Cristo a garantia de um amor indestrutível. E como o Verbo se fez carne, é possível ver os céus abertos. Cada um dos homens pode fazer isso se se deixar invadir pelo amor de Deus, que é doado pela primeira vez no Batismo.
O Papa lembrou ainda que, quando Jesus recebeu o Batismo, Deus fez ouvir a sua voz, que reconhecia Cristo como o Seu Filho, enviado para partilhar a condição humana. Isso porque partilhar é o verdadeiro modo de amar.
“Não parece que no nosso tempo nos seja necessário um suplemento de partilha fraterna e de amor? Não parece que todos temos necessidade de um suplemento de caridade?”, questionou o Papa, dizendo que não se trata de uma ajuda sem envolvimento, mas de uma caridade que partilha, que cuida do sofrimento do irmão.
“Peçamos à Virgem Santa para nos apoiar com a sua intercessão no nosso empenho de seguir Cristo no caminho da fé e da caridade, o caminho traçado pelo nosso Batismo”, concluiu.

Homilia do Papa na festa do Batismo do Senhor – 12/01/14

Homilia do Papa na festa do Batismo do Senhor - 12/01/14
HOMILIA

Festa do Batismo do Senhor
Capela Sistina
Domingo, 12 de janeiro de 2014

Jesus não tinha necessidade de ser batizado, mas os primeiros teólogos dizem que, com o seu corpo, com a sua divindade, no Batismo abençoou todas as águas, para que as águas tivessem o poder de dar o Batismo. E depois, antes de subir ao Céu, Jesus nos disse para ir a todo o mundo e batizar. E daquele dia até o dia de hoje, esta foi uma sequência ininterrupta: batizavam-se os filhos e os filhos depois aos filhos, aos filhos… E hoje também esta sequência prossegue. Estas crianças são o elo de uma sequência.
Vocês pais têm um menino ou uma menina para batizar, mas depois de alguns anos serão eles que terão uma criança para batizar ou um netinho… É assim a sequência da fé! O que quer dizer isto? Eu gostaria de dizer-vos somente isso: vocês são aqueles que transmitem a fé; vocês têm o dever de transmitir a fé a estas crianças. É a mais bela herança que vocês deixarão para elas: a fé! Somente isto. Hoje levem para casa este pensamento. Nós devemos ser aqueles que transmitem (transmissores) a fé. E pensem nisto. Pensem sempre como transmitir a fé às crianças.
Hoje canta o coro, mas o coro mais belo é este das crianças, que fazem barulho… Algumas choram, porque não estão confortáveis ou porque têm fome: se têm fome, mamães dêem a elas de comer! Tranquilas, hein! Porque elas são aqui as protagonistas. E agora, com esta consciência de ser aqueles que transmitem a fé, continuemos a cerimônia do Batismo.

A fé é a herança mais bela, diz Papa na festa do Batismo do Senhor

Em breve homilia, Francisco destacou a necessidade de transmitir a fé às crianças

A fé é a herança mais bela, diz Papa na festa do Batismo do SenhorNa manhã deste domingo, 12, Papa Francisco celebrou a Missa na Capela Sistina, no Vaticano, na Festa do Batismo do Senhor. Na ocasião, em que batizou 32 crianças, o Santo Padre destacou a transmissão da fé, dizendo que esta é a mais bela herança que se pode deixar a uma criança.
Francisco lembrou que hoje os pais batizam seus filhos, mas daqui a alguns anos estes terão outra criança para batizar. Trata-se de uma sequência, em que os pais são transmissores da fé.
“Vocês têm o dever de transmitir a fé a estas crianças. É a mais bela herança que vocês deixarão para elas: a fé! Somente isto”.
O Santo Padre prosseguiu pedindo que os presentes levassem para casa hoje este pensamento acerca da necessidade de ser transmissor de fé e o modo de fazê-lo.
“E agora, com esta consciência de ser aqueles que transmitem a fé, continuemos a cerimônia do Batismo”, disse Francisco, que em seguida batizou as 32 crianças presentes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"