Últimas Postagens:

INFORMAÇÕES PAROQUIAIS

CONVIDAMOS TODOS PARA PARTICIPAREM DA SANTA MISSA HOJE ÀS 19:00 HORAS NA IGREJA MATRIZ DE ARAGARÇAS, VENHA PARTICIPAR!!!!

INFORMAMOS À TODOS QUE EM NOSSA PARÓQUIA ESTÁ SENDO FORMADO O NÚCLEO DA COMUNICAÇÃO, E EM BREVE ESTARÁ LANÇANDO O BLOG DA NOSSA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS, E SE VOCÊ É MEMBRO OU COORDENADOR DE ALGUMA PASTORAL, MOVIMENTO E COMUNIDADES DE NOSSA PARÓQUIA ESSE GRUPO PEDE QUE VOCÊS PESQUISEM O SEGUINTE:
  • QUANDO A PASTORAL, MOVIMENTO OU COMUNIDADE FOI CRIADA;
  • FOTOS RECENTES E ANTIGAS DE EVENTOS E/OU ENCONTROS;
  • COM QUEM ELA TRABALHA E O SEU OBJETIVO GERAL;
  • E PEDIMOS TAMBÉM O NOME DA COORDENAÇÃO.
ESSES DADOS SERÃO ÚTEIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO BLOG, E PARA DEIXARMOS AS PESSOAS MAIS INFORMADAS. ELES PEDEM QUE ESSE MATERIAL PEDIDO ACIMA SEJA DEIXADO NA SECRETARIA PAROQUIAL OU QUE SEJA ENVIADO PARA O E-MAIL: bomjesuscomunicacao@hotmail.com OBRIGADO!!!!

E A PASTORAL DA JUVENTUDE ESTÁ FORMANDO UM GRUPO DE MÚSICA QUE AJUDARÁ NAS SANTAS MISSAS, POR ENQUANTO ESTÃO TENDO AULAS DE VIOLÃO E TECLADO, TODAS AS TERÇAS-FEIRAS ÀS 19:00 HORAS NO CENTRO CATEQUÉTICO, VENHA PARTICIPAR!!!

BLOG DOS COROINHAS DE ARAGARÇAS-GO
E-MAIL: grupodecoroinhasara@hotmail.com MANDE SUA SUGESTÃO PARA NÓS!!!!

Papa fala de João Paulo II: “incansável pregador da Palavra”

Santo Padre recordou o legado deixado por João Paulo II, que fez o bem até mesmo em seu sofrimento

Papa fala de João Paulo II: “incansável pregador da Palavra”
 
Nesta quarta-feira, 2, recorda-se o nono aniversário de morte do Papa João Paulo II, beato que será canonizado no próximo dia 27. Após a catequese, na saudação aos peregrinos polacos, o Papa Francisco falou de seu predecessor, recordando-o como “incansável pregador da Palavra”.
Segundo Francisco, a data de hoje faz pensar na proximidade do dia da canonização de João Paulo II. Ele deseja que este tempo de espera seja uma ocasião para uma preparação espiritual e para reavivar o patrimônio da fé deixado pelo beato.
“Imitando Cristo, foi para o mundo pregador incansável da Palavra de Deus, da verdade e do bem. Ele fez o bem até mesmo com o seu sofrimento. Este foi o magistério da sua vida ao qual o Povo de Deus respondeu com grande amor e estima. A sua intercessão reforce em nós a fé, a esperança e o amor. Durante esta preparação, acompanhe-vos a minha bênção apostólica”, disse o Papa.
João Paulo II faleceu, em 2 de abril de 2005, após quase 27 como Bispo de Roma. Sua fama de santidade quando morreu já era grande, de forma que foi concedida a dispensa do tempo de espera de cinco anos para que se iniciasse seu processo de beatificação.
Beatificado pelo então Papa Bento XVI, em 1º de maio de 2011, João Paulo II será proclamado santo, em 27 de abril, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro.

Catequese com o Papa Francisco – 02/04/14

Catequese com o Papa Francisco - 02/04/14
CATEQUESE

Praça Pedro
Quarta-feira, 2 de abril de 2014

Hoje concluímos o ciclo de catequeses sobre os sacramentos falando do matrimônio. Este sacramento nos conduz ao coração do desígnio de Deus, que é um desígnio de aliança com o seu povo, com todos nós, um desígnio de comunhão. No início do Livro do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, no ápice do relato da criação se diz: “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e mulher… Por isto o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gen 1, 27; 2, 24). A imagem de Deus é o casal matrimonial: o homem e a mulher; não somente o homem, não somente a mulher, mas todos os dois. Esta é a imagem de Deus: o amor, a aliança de Deus conosco é representada naquela aliança entre o homem e a mulher. E isto é muito belo! Fomos criados para amar, como reflexo de Deus e do seu amor. E na união conjugal, o homem e a mulher realizam esta vocação no sinal da reciprocidade e da comunhão de vida plena e definitiva.

1. Quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, reflete-se neles, imprime neles seus próprios traços e o caráter indelével do seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós. Também Deus, de fato, é comunhão: as três Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo vivem desde sempre e para sempre em perfeita unidade. E é justamente esse o mistério do matrimônio: Deus faz dois esposos uma só existência. A Bíblia usa uma expressão forte e diz “uma única carne”, tão íntima é a união entre o homem e a mulher no matrimônio. E é justamente esse o mistério do matrimônio: o amor de Deus que se reflete no casal que decide viver junto. Por isto, o homem deixa a sua casa, a casa dos seus pais e vai viver com sua esposa e se une tão fortemente a ela que os dois se tornam – diz a Bíblia – uma só carne.
Mas vocês, esposos, lembra-se disso? Estão conscientes do grande presente que o Senhor vos deu? O verdadeiro “presente de casamento” é este! Na vossa união há o reflexo da Santíssima Trindade e com a graça de Cristo vocês são um ícone vivo e credível de Deus e do seu amor.

2. São Paulo, na Carta aos Efésios, coloca em destaque que nos esposos cristãos se reflete um mistério grande: a relação instituída por Cristo com a Igreja, uma relação nupcial (cfr Ef 5, 21-33). A Igreja é a esposa de Cristo. Esta é a relação. Isto significa que o matrimônio responde a uma vocação específica e deve ser considerada como uma consagração (cfr Gaudium et spes, 48; Familiaris consortio, 56). É uma consagração: o homem e a mulher são consagrados em seu amor. Os esposos, de fato, em força do Sacramento, são revestidos de uma verdadeira e própria missão, para que possam tornar visível, a partir de coisas simples, cotidianas, o amor com que Cristo ama a sua Igreja, continuando a doar a vida por ela, na fidelidade e no serviço.

3. É realmente um desígnio maravilhoso aquele que é inerente ao matrimônio! E acontece na simplicidade e também na fragilidade da condição humana. Sabemos bem quantas dificuldades e provações conhecem a vida de dois esposos… O importante é manter viva a ligação com Deus, que está na base da ligação conjugal. E a verdadeira ligação é sempre com o Senhor. Quando a família reza, a ligação se mantém. Quando o esposo reza pela esposa e a esposa reza pelo esposo, aquela ligação se torna forte; um reza pelo outro. É verdade que na vida matrimonial há tantas dificuldades, tantas; seja o trabalho, seja que o dinheiro não basta, seja que as crianças tenham problemas. Tantas dificuldades. E tantas vezes o marido e a mulher se tornam um pouco nervosos e brigam entre si. Brigam, é assim, sempre se briga no matrimônio, algumas vezes voam até os pratos. Mas não devemos ficar tristes por isto, a condição humana é assim. E o segredo é que o amor é mais forte que o momento no qual se briga e por isto eu aconselho aos esposos sempre: não terminem um dia no qual tenham brigado sem fazer as pazes. Sempre! E para fazer as pazes não é necessário chamar as Nações Unidas, que venham pra casa fazer a paz. É suficiente um pequeno gesto, um carinho, um olá! E amanhã! E amanhã se começa uma outra vez. E esta é a vida, levá-la adiante assim, levá-la adiante com a coragem de querer vivê-la juntos. E isto é grande, é belo! É algo belíssimo a vida matrimonial e devemos protegê-la sempre, proteger os filhos.
Outras vezes eu disse nesta Praça uma coisa que ajuda tanto a vida matrimonial. São três palavras que devem ser ditas sempre, três palavras que devem estar em casa: com licença, obrigado e desculpa. As três palavras mágicas. “Com licença”: para não ser invasivo na vida dos cônjuges. Com licença, mas o que te parece? Com licença, permito-me. “Obrigado”: agradecer o cônjuge; agradecer por aquilo que fez por mim, agradecer por isto. Aquela beleza de dar graças! E como todos nós erramos, aquela outra palavra que é um pouco difícil de dizê-la, mas é preciso dizê-la: “desculpa”. Com licença, obrigado e desculpa. Com estas três palavras, com a oração do esposo pela esposa e vice-versa, com fazer as pazes sempre antes que termine o dia, o matrimônio seguirá adiante. As três palavras mágicas, a oração e fazer as pazes sempre. Que o Senhor vos abençoe e rezem por mim.

Papa dedica catequese ao sacramento do matrimônio

Francisco destacou que o matrimônio é o ícone do amor de Deus pela humanidade e voltou a recordar três “palavras mágicas” que são a chave do bom casamento

papa_matrimônio
A catequese desta quarta-feira, 2, no Vaticano, foi sobre o matrimônio, encerrando, assim, o ciclo de catequeses sobre os sacramentos.
Francisco destacou que este sacramento conduz o homem ao coração do desígnio de Deus, que é um desejo de aliança e de comunhão. Deus criou o ser humano para amar, como um reflexo d’Ele e de Seu amor.
“Na união conjugal, o homem e a mulher realizam esta vocação no sinal da reciprocidade e da comunhão de vida plena e definitiva. Quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, se reflete neles: imprime neles os próprios traços e o caráter indelével de seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus conosco”.
Da mesma forma, explicou o Santo Padre, Deus é comunhão nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que vivem desde sempre e para sempre em perfeita unidade. Este é justamente o mistério do matrimônio: Deus faz de duas pessoas uma só existência.
O Papa acrescentou que a verdadeira ligação é sempre com Deus, de forma que quando a família reza, quando o esposo reza pela esposa e vice-versa, esta ligação se mantém e se fortalece. Francisco reconheceu que há dificuldades na vida matrimonial e também muitas brigas – “algumas vezes, voam os pratos!” –, mas isso não deve ser motivo de tristeza.
“A condição humana é assim. Mas o segredo é que o amor é mais forte do que quando se briga. Por isso, eu aconselho aos esposos, sempre, para que não terminem o dia em que tiverem brigado sem fazer as pazes. E para fazer as pazes não é preciso chamar as Nações Unidas! É preciso um pequeno gesto, um carinho”.
Novamente, ele recordou as três palavras-chaves para a vida matrimonial: com licença, obrigado e desculpa. “Com estas três palavras, com a oração do esposo pela esposa e da esposa pelo esposo e com o fazer as pazes sempre, antes que termine o dia, o matrimônio seguirá adiante”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"