Últimas Postagens:

Conhecendo melhor

Hoje entramos nos seminaristas maiores conheçamos o seminário Maior
SEMINÁRIO MAIOR SÃO LUIS GONZAGA




End. Setor Chácara São Pedro - Chácara N° 112 CEP: 74.923-180 Aparecida de Goiânia-Go
Tel: (0xx62) 3598-1005


ATIVIDADES PASTORAIS
Nós, do seminário maior, São Luís Gonzaga, além de levarmos uma vida de oração e estudos, também realizamos algumas atividades pastorais aos finais de semana.
Essa experiência pastoral é realizada sempre em alguma paróquia da nossa diocese que seja geograficamente próxima de Goiânia. Atualmente ajudamos as paróquias de Avelinópolis, Claudinápolis, Jandaia  e São
Luis de Montes Belos.
Na pastoral nós trabalhamos em equipe, onde ajudamos e incentivamos atividades pastorais, tais como: catequese, liturgia, escolas bíblicas, retiros, etc.
Nosso objetivo com isso não é nos tornarmos líderes ou coordenadores nas comunidades, mas sim incentivar as comunidades a caminharem por si mesmas. Alem disso essa experiência nos ajuda na nossa própria formação, nos que almejamos ser futuros pastores para esse mesmo povo de Deus.


VIDA ACADÊMICA




Desde a Idade Média já era presente a necessidade de conciliação entre fé e razão. Ao colocar frente a frente estes dois aspectos do ser humano, obteve-se a origem das primeiras universidades, que procuravam encontrar uma forma de estabelecer uma relação entre os pontos de vista racionais e as questões ligadas ao transcendente.
A priori, as universidades se estabeleceram nas proximidades das Igrejas e mosteiros, dando um caráter singular de religiosidade aos estudos realizados. Tomando Deus e suas correlações com o homem e a sistematização do pensamento sobre os mesmos, como foco de estudo. Graças a isso, deu-se origem à ciência que se denomina Teologia.
Entretanto, não se fazia possível dar passos à diante sem possuir uma
coluna de sustentação. Desta maneira, foi-se resgatada a Filosofia dos antigos gregos, para que se tornasse apoio e método para o desenvolvimento e a melhor elaboração da doutrina religiosa. A Filosofia possibilitava uma abertura ao raciocínio que, por sua vez, colaborava para a sustentação dos princípios da fé.
Por decorrência destes fatores, a partir da criação dos seminários, que se deu no concílio de Trento, os candidatos para o ministério da ordem são submetidos ao estudo da Filosofia e da Teologia.
Com a Filosofia o indivíduo se abre para novos horizontes do raciocínio e cria uma maior capacidade de argumentação lógica, afinal, como diz Epicuro: “Só a inteligência vê e ouve, o restante é surdo e cego.”
Após a Filosofia, o candidato entra no período de estudos teológicos. Aí se aprofunda no conhecimento de Deus através dos estudos da Sagrada Escritura e da doutrina da Igreja. Este é o período mais importante para aqueles que almejam a vida ordenada, pois influencia diretamente nas necessidades às quais será inserido.
O período de estudos superiores não é algo digno de temores, nem imposição de grandes barreiras, mas sim, faz parte de um processo cogente para o crescimento e maturidade do jovem que o experimenta.
Que todos os que pretendem ingressar no Seminário Maior sintam-se empolgados e otimistas para viverem com dedicação o período formativo, dando cada vez mais de si, para num futuro próximo se tornarem pastores capazes de guiar o rebanho de Cristo. E, ao mesmo tempo, que a Filosofia e a Teologia nos ajudem a conhecer a profundidade do mistério que nos envolve, afinal: “Criaste-nos para Vós e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em vós.” (Santo Agostinho) 
  


COMO E A VIDA NO SEMINÁRIO MAIOR?
       
Uma das grandes dúvidas ou curiosidade em geral e, sobretudo dos jovens, quando se fala em vida religiosa, consagrada e principalmente sacerdotal é como se dá o período de formação, ou seja, como é a vida no convento, na congregação ou no seminário.
        A vida no seminário é feita de grandes momentos que nos levam a uma consciência de coletividade e fraternidade entre irmãos, com maneiras e estilos diferentes de ser, na busca do mesmo ideal: servir a Cristo.
       No seminário há momentos de orações comunitárias; liturgia das horas (oração dos salmos), a oração do terço, adoração ao Santíssimo e um momento de oração pessoal de cada um. Há os momentos de trabalhos; limpeza da casa, dos jardins e os outros afazeres que se fazem necessários. Há também momentos esportivos; jogos de futebol, vôlei e outros que forem sugeridos. Há horário para assistir TV (esportes, jornal e filmes). Existem ainda momentos de convivência com o povo durante a pastoral, aonde os seminaristas juntamente com o padre responsável do seminário vão a uma comunidade, para aprender a ser pastor no convívio fraterno com o povo.
     Os estudos assim como as orações, são supervalorizados. Os estudos tanto de filosofia como de teologia e as orações ocupam a maior parte de nosso dia.
     A maior alegria de se estar no seminário é ter a consciência de fazer as coisas livremente e não por obrigação; ter o desejo de seguir a Cristo radicalmente com uma entrega total à sua missão por meio dos irmãos mais necessitados.




REITOR
Padre Joaquim Gonçalves de Morais
Naturalidade: Augustinópolis-TO
Data de nascimento: 07/08/1974
Ordenação sacerdotal: 08/12/2004
Reitor do seminário Maior São Luís Gonzaga 






DIRETORES ESPIRITUAIS


Padre Marcos Valério – Clarentino - paróquia sagrado coração de Maria – Goiânia.
Padre Roberto Fernandes - diocese de Anápolis

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"