Últimas Postagens:

Papa exorta fiéis a acolherem a novidade do Evangelho

Docilidade foi atitude recomendada pelo Pontífice para acolher a novidade do Evangelho

A liberdade cristã está na “docilidade à Palavra de Deus”. Foi o que afirmou o Papa Francisco na Missa desta segunda-feira, 20, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou a necessidade de estar sempre pronto para acolher a novidade do Evangelho e as surpresas de Deus.
Papa exorta fiéis a acolherem a novidade do EvangelhoFrancisco desenvolveu a homilia a partir da afirmação de que a Palavra de Deus é viva e eficaz, discernindo os sentimentos e os pensamentos do coração. E para acolher prontamente esta Palavra, é preciso, segundo ele, uma atitude de docilidade.
“A Palavra de Deus é viva e por isso vem e diz aquilo que quer dizer: não aquilo que eu espero que diga. É uma Palavra livre e também uma ‘surpresa’, porque o nosso Deus é o Deus das surpresas. É novidade”.
O Papa lembrou que o Evangelho e a Revelação são novidades; Deus faz as coisas novas e pede ao homem que seja dócil a essa sua novidade. “Nós podemos nos perguntar: eu sou dócil à Palavra de Deus ou faço sempre aquilo que eu creio que seja a Palavra de Deus?”, questionou.
Concentrando-se na Primeira Leitura, Francisco recordou que no tempo de Saul, quando alguém vencia uma batalha, cumpria-se um sacrifício. Mas era algo feito de acordo com o próprio pensamento, com o coração fechado nos hábitos, e Deus não é um Deus dos hábitos, mas sim das surpresas.
Nesta situação, Francisco citou ainda a repreensão de Samuel a Saul, uma vez que este não foi dócil à Palavra de Deus, mas se apropriou Dela. Uma atitude que, segundo o Papa, constitui um pecado de idolatria: fazer aquilo que se quer e não o que Deus quer. E disso surge a reflexão sobre o que é a liberdade cristã, o que é a obediência cristã.
“A liberdade cristã e a obediência cristã são docilidade à Palavra de Deus, é ter aquela coragem de tornar-se odres novos, por este vinho novo que vem continuamente. Esta coragem de discernir sempre: discernir, digo, não relativizar. (…) Peçamos hoje a graça da docilidade à Palavra de Deus, a esta Palavra que é viva e eficaz, que discerne os sentimentos e os pensamentos do coração”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja os tweets do Papa Francisco

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II

SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
Roguem por nós!

Viva a São José de Anchieta

Viva a São José de Anchieta
"O Apóstolo do Brasil"